Logo Parques Municipais e Passeios

parquedohorto 5

Ao lado do trânsito caótico da Avenida Fernandes Lima, foi reaberto recentemente ao público, o Parque do Horto. Uma Área de Preservação Permanente (APP), com 55 hectares de Mata Atlântica, que se transformou em um espaço de lazer ao ar livre e promoção da educação ambiental.

Localizado atrás da sede administrativa do Ibama, no bairro Gruta de Lourdes, o espaço estava fechado há mais de 15 anos e reabriu as portas através uma cooperação técnica entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), e a Superintendência do Ibama em Alagoas.

 

parquedohorto 3 Ao todo, são três trilhas que somam aproximadamente 2,5 quilômetros e possuem graus de dificuldade entre 01 e 03 em decorrência do percurso. Além das trilhas, os visitantes têm acesso à fonte de água mineral e áreas de convívio, com espaços para piqueniques, redário e local para a prática de slackline. Em datas especiais, o Parque recebe food-trucks e apresentações artísticas.

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Sustentável, Fábio Palmeira, explica que é este modelo de gestão compartilhada que permitiu a reabertura do parque. “Completou dois meses que reabrimos a reserva e isso só foi possível graças a esta parceria entre a Prefeitura e o Ibama. A Prefeitura é responsável pela promoção de eventos na reserva, pela manutenção do espaço e também fiscalização e monitoramento das trilhas, por meio da Guarda Municipal. Já o núcleo de educação ambiental é responsabilidade dos dois órgãos.”

 

parquedohorto 2O espaço conta com lixeiras distribuídas pelas áreas acessíveis.

O Ibama e a Prefeitura de Maceió esclarecem que, no interior do Parque, será proibido descartar resíduos pelas trilhas, consumir bebidas alcoólicas, alimentar animais ou arrancar plantas, além do acesso de veículos ser limitado*

*Disponível apenas em casos especiais, como para o transporte de idosos, pessoas com crianças de colo ou aos visitantes com dificuldades de locomoção.

 

parquedohorto 4Essa reserva é no meio da cidade. Quem pode imaginar que ao lado dessa avenida movimentada temos esse espaço de contato com a natureza, com nascentes de água, animais, mata atlântica e onde é possível respirar ar puro?

Funcionamento

O Parque do Horto é aberto ao público em geral aos sábados, das 08h às 17h. As terças e quintas são destinadas para a visitação de escolas por meio de agendamentos, que podem ser feitos através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone: (82) 98801-3651.

 

parquedohorto Logo

Av. Fernandes Lima, 4023
Gruta de Lourdes, Maceió - AL, 57057-000

AA Maps Portal pq