Organização Barbosa
COMO FUNCIONA O SISTEMA DE AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO
Evaporador/Ventilador: ao passar pelo evaporador o fluido refrigerante, que está em forma de vapor a baixa pressão e temperatura, absorve calor do ar externo ao carro, ou reciclado de dentro dele, virando líquido a baixa pressão e retornando um ar resfriado para dentro do veículo. O ventilador ajuda a empurrar esse ar resfriado para dentro da cabine.
Compressor: (acionado por embreagem) O fluído chega do evaporador a baixa pressão, a função do compressor é aumentar essa pressão na linha, geralmente é acionado por uma embreagem ligada ao motor.
É mito dizer que não se pode ligar o ar condicionado quando o motor está em altas rotações, porque o compressor sofrerá tranco nesta situação podendo estragar! Na verdade, o compressor não sofre esse tranco justamente por existir uma embreagem que acopla e desacopla em qualquer rotação, sendo ela magnética!
Condensador ou Radiador, e Ventoinha: recebe a linha de vapor a alta pressão e transforma em líquido, mantendo a pressão elevada. A ventoinha ajuda a puxar o ar externo que passa na superfície do radiador.
Filtro Secador: Retira a umidade e impurezas da linha.
Válvula de Expansão/Tubo capilar: após sair do secador o líquido em alta pressão chega à válvula de expansão onde se transforma em vapor a baixa pressão e baixa temperatura. Voltando para o Evaporador e repetindo o ciclo.
Muitas vezes a água que aparece embaixo do carro é do ar condicionado e não fluído refrigerante do motor. E é normal, não significa que nenhuma mangueira está estragada, só que a caixinha de água condensada estava cheia e transbordou.
Fonte: APS DISTRIBUIDORA